Estes simples paus de madeira, alumínio ou ferro a que chamamos Andas, tem os seus primeiros registos em tradições muito antigas, com as dos lutadores andarilhos de Namur na Bélgica (1411), foram posteriormente introduzidas como ferramentas de trabalho, permitindo caminhar por zonas pantanosas e passar riachos, e por pastores que as usavam para melhor controlar os rebanhos, só mais tarde foram incorporadas em jogos e folclore de alguns povos, nomeadamente em França, na região de Landes. Desde então, as Andas tornaram-se parte da cultura de muitos países, trazidas por saltimbancos estrangeiros, sendo hoje em dia utilizadas em quase todo o mundo.
WITH(out)BALANCE pretende dar aos participantes um contacto com esta técnica de equilíbrio, dando lugar ao desenvolvimento de noções de coordenação, ritmo, concentração e confiança, através de exercícios de grupo e individuais.
Um Workshop dirigido por Helena Oliveira, Performer multidisciplinar, cujo da sua formação se destacam, na área da Dança, 12 anos de Ballet Clássico com graduações na Royal Academy of Dancing e os Estágios Internacionais de Dança de Lisboa (Gelu Barbu, Liliana Pavlosky, Pablo Ventura, Julian Thomas), Bharatanatyam (Dança Clássica Indiana, Mary Jon - Kalatharangini Troupe), Legong Kraton (Dança Clássica Balinesa, CokIn - Gung Kak Mandera Troupe); no Teatro Físico, Eduardo Fão (Chapitô), Butho (Yumiko Yoshioka), Kathakali (Kalamandalam Jon); nas Técnicas Circenses, Andas com Pedro Leal (PIA); na Técnica de Máscara, Filipe Crawford (Casa da Comédia). Integra em 2002 a companhia PIA, enquanto Performer e Directora de Produção, os variados projectos que já marcaram presença em festivais nacionais e internacionais pela Europa, Ásia e América do Sul, no domínio das Artes Visuais e Performativas de Rua.
Público-alvo: Actores, Animadores, Educadores, Professores e outros interessados interessados por esta técnica circense ( > 12 anos)
Carga Horária: 15 horas
Nº de Participantes: Mínimo 5 participantes / Máximo 10 participantes